A Munganga Promoção Cultural

A MUNGANGA PROMOÇÃO CULTURAL: O Brejo é Isso!

sábado, 6 de março de 2021

MARIA ALACOQUE E A RUA DA BEATA

Tenho para mim que a Rua da Beata levava este nome, porque era lá que morava Maria Alacoque, a beata mais temida da criançada.

Morena grande, óculos grossos, cabelo bem arrumado, saião comprido, banhada de muito perfume de alfazema, era ela uma das responsáveis pela catequese da criançada, com estrita ordem e sem piedade para utilizar a dolorida palmatória. Muitos que se lembram dela ainda sentem arrepios na espinha, porque aluno de Maria Alacoque precisava saber uma grande lista de orações, histórias bíblicas e rezar bonito o ato de contrição… Quem se desse mal no dia do argumento, ou se desviasse de sua atenção, sentiria o couro da mão esquentar!

Era Maria Alacoque a responsável por realizar a lapinha, no Natal, pintando e arrumando a criançada para festejar o nascimento do menino Jesus. Eram caboclinhos, anjos, o sol, a lua, pastores, encarnados nesses personagens fantásticos. Era um lindo espetáculo teatral, simples, com palhas de coco, muito papel crepom, música e fogos de artifício.

Na igreja, sua voz no coro era a mais estridente e a meninada mangava escondido daquele seu jeito exagerado de cantar. Era uma vingança pueril pelos tormentos sofridos na palmatória da ranzinza, mas ordeira catequista.

Hérlon Fernandes Gomes


FOTOGRAFIA: PADRE LUIZ ANTÔNIO DOS SANTOS, VIGÁRIO COOPERADOR DE BREJO SANTO (1949-1951). AO LADO DO PÁROCO, VÊ-SE MARIA ALACOQUE, DE MÃOS POSTAS. QUEM SABERIA IDENTIFICAR AS DEMAIS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário