A Munganga Promoção Cultural

A MUNGANGA PROMOÇÃO CULTURAL: O Brejo Isso!

sábado, 25 de abril de 2020

SOBRE A ORIGEM DA FAMÍLIA MARTINS DE MORAIS EM BREJO SANTO

Serra do Poço, Brejo Santo - CE.


    Em Esboço Histórico do Município de Brejo Santo, Otacílio Anselmo nos traz as seguintes informações sobre a região do Poço: 
    "A tradição não menciona a época em que se acostou aquelas terras o seu primeiro habitante. Sendo absolutamente certo que o fato aconteceu antes de 1714, atribui-se que o evento se verificou no limiar do século XVIII.
    Quando à última indagação, é historicamente certo que o povoamento de Brejo Santo começou simultaneamente no atual sítio Nascença e na região do Poço, que é um novo distrito da Comuna.
    O Poço, por motivo de ordem geográfica, não se desenvolveu. O estabelecimento da estrada dos boiadeiros, que partindo de Vila Bela para o Cariri passava no pátio da fazenda Nascença, distanciando-o da rota dos povoadores da região caririense.
    Num documento muito antigo figura o nome de um dos primeiros barões feudais, cujos domínios se estendiam àquelas paragens.
    Trata-se do testamento de Matias de Lima Taveira, lavrado no sítio Tabocas, aos 17 dias do mês de agosto de 1750, pelo qual se vê que o testador possuía terras no Poço, Canna Braba e Canna Brabinha.
    Outro opulento possuidor de terras no Poço, depois de Taveira, foi o capitão Bartolomeu Martins de Morais, cidadão português, casado com Ana Maria Ferreira, tronco dos Martins de Morais. Suas fazendas de gado vacum e cavalar estavam situadas no Poço, Porteiras, Pilar e Riachão."

Serra da Canabravinha, limite dos municípios de Brejo Santo e Mauriti - CE.

    Pois bem, já em 1748 fixado na Ribeira do Riacho dos Porcos e, em dado momento, o maior posseiro da zona, em terras que vieram a integrar-se aos territórios dos municípios de Milagres, Mauriti, Brejo Santo, Porteiras e Jati, o capitão Bartolomeu Martins de Morais, português, nascido no ano de 1729, no Concelho e Distrito do Porto, em Portugal, filho de Dom Bartolomeu Martins de Morais, nascido em São Sebastião da Vila Pouca da Beira, Concelho de Oliveira do Hospital, Coimbra, Portugal e N. M. Martins, natural da cidade de Porto, Portugual. Bartolomeu Martins de Morais foi casado com a baiana, da cidade de Salvador, Ana Maria Ferreira. É tronco, com Ana, da família Martins de Morais, do Cariri, muito entrelaçada com Furtado Leite, Filgueiras e Cardoso. Seus latifúndios se transmitiram aos filhos, dez ao todo. São eles:
    JOÃO MARTINS DE MORAIS – Capitão, agropecuarista, nasceu a 15.08.1761, na freguesia de São José dos Cariris Novos, Missão Velha, Ceará. Casou-se a 02.02.1801, em território atualmente pertencente ao município de Mauriti, Ceará, com Antônia Maria do Espírito Santo Furtado Leite. Tiveram nove filhos: Rita Martins de Morais, Ana Rosa Martins de Morais, João Martins de Morais (filho), Joaquina Maria Martins de Morais, Rosa Martins de Morais, Antônia Martins de Morais, Pedro Martins de Morais, Antônio Martins de Morais.
    JOANA MARTINS DE MORAIS – Nasceu nos Cariris Novos, Ceará, e foi a 2ª esposa de Gonçalo de Oliveira Rocha, Tenente (viúvo de Francisca de Jesus), um dos destacados colonos do rincão brejo-santense, que nasceu no ano de 1703, na vila de Penedo, Alagoas, filho de Bento de Oliveira Rocha e de Joana da Rocha. Gonçalo faleceu a 20.08.1799, e foi sepultado em 21.08.1799, na Igreja Matriz de Missão Velha, Ceará. O casal senhoreou a Fazenda Nascença, limítrofe do Sítio Brejo, junto de cujas terras molhadas surgiu a cidade de Brejo Santo. Tiveram quatro filhos: Pedro Martins de Oliveira Rocha, Gonçalo de Oliveira Rocha Júnior (Gonçalinho), Joana Martins do Espírito Santo, Maria Martins de Oliveira Rocha e Rita Francisca de Jesus (filha do 1° casamento de Gonçalo com Francisca de Jesus). 
    "De Joana descendem, entre outros, os Lucenas (Chicotes), os Martins de Oliveira e os Cardosos, de Brejo Santo; os Filgueiras, do Roncador (Barbalha); Sampaio Filgueiras, de Barbalha, Jardim e Pernambuco, e os Sampaio Macedo, de Crato." (ARAÚJO, 1957).
    É necessário reconhecermos e corrigirmos um equívoco histórico. O capitão Gonçalo de Oliveira Rocha Júnior, o Gonçalinho, nascido na Fazenda Nascença, no atual município de Brejo Santo, Ceará, casou-se com Joana Pereira Filgueiras, que nasceu em terras do atual município de Barbalha, Ceará. Esta, filha de Inácio dos Santos de Oliveira Brito e de Francisca Teodora Pereira Filgueiras. (Joana, portanto, é sobrinha materna do Capitão Mor de Crato e Governador d’Armas do Ceará, José Pereira Filgueiras). O capitão Gonçalinho faleceu no ano de 1824, assassinado, no Sítio Cantagalo, em Missão Velha e não no ano de 1850, durante o ataque do corpo policial provincial de Crato à Fazenda Nascença, comandada pelo chefe político da vila de Milagres, Manoel de Jesus da Conceição Cunha, quando a maioria dos filhos de Gonçalinho morreu, conhecidos como a família Santos.
    FRANCISCA RODRIGUES DE LIMA – Casou-se com Pedro Francisco Vasques, que nasceu na Galiza, Espanha. Tiveram três filhos: João Francisco Vasques, Rita Maria de Lima e Pedro Francisco Vasques Júnior.
    ANTONIO MARTINS FERREIRA – Casou-se no ano de 1796, no atual município de Porteiras, Ceará, com Maria Caetano de Melo, que nasceu em Porteiras.
    MARGARIDA MARTINS DE MORAIS – Foi a primeira esposa de Nazário Carlos da Silva Saldanha (casado três vezes). Pais do padre Miguel Carlos da Silva Saldanha.
    ROSA MARIA MARTINS DE MORAIS – Nasceu no Cariri cearense, casou-se no ano de 1796, na freguesia de Milagres, Ceará, com Antônio Pereira da Silva, que nasceu na freguesia de Foz de Douro, Concelho e Distrito do Porto, Portugal. No de 1790, já se fixara no Cariri. Sem informação sobre descendentes.
    ISABEL MARIA MARTINS DE MORAIS – Casou-se no ano de 1799, na freguesia de Milagres, Ceará, com Luciano Pereira da Silva, que nasceu em Icó, Ceará. Residiam em Milagres. Sem informação sobre descendentes.
    JOSÉ MARTINS DE MORAIS - Casou-se 1° em Piancó, Paraíba, com Maria José de Souzel, que nasceu em Bom Sucesso do Piancó, Paraíba. Casou-se a 2ª vez com Antônia Josefa de Sousa, que nasceu na província de Sergipe, filha de Francisco Xavier das Chagas e de Antônia Ferreira da Costa. Sem informação sobre descendentes.
    MANUEL MARTINS DE MORAIS - Sem informações.
    INÊS MARTINS DE MORAIS – Nasceu em 11.11.1769, no Sítio Pilar, no povoado de Milagres, Ceará. Sem mais informações.
    O neto paterno do capitão Bartolomeu Martins, o Comandante Superior da Guarda Nacional da Província do Ceará, Pedro Martins de Oliveira Rocha, filho de Joana Martins de Morais e Gonçalo de Oliveira Rocha, nascido nos Cariris Novos, foi chefe político em Milagres, da facção contrária à do Juiz local, Manuel de Jesus da Conceição Cunha. Afigurou-se o maior senhor de fazendas entre seus pares na área dos atuais municípios citados. Por milhares contaram-se as cabeças de gado de seus campos. Com alguns destes, confinaram, do lado de Pernambuco, as fazendas Mameluco e de Amargoso, de propriedade de Amaro Florentino de Araújo Lima, amigo e compadre daquele Martins milionário de gados e terras, e, de anos, pois faleceu aos cento e vinte anos de idade, segunda a tradição, no sobrado da Fazenda Poço, e está sepultado na capela do sítio Nazaré, a dois passos da cidade de Milagres. Este Martins alternava a residência nas suas Fazendas Poço e Cacimbas, a qual por transmissão hereditária, passou a sua neta paterna, a viúva Maria Pia Martins Xavier. Foi o mesmo Martins, tio-avô do coronel Joaquim Cardoso dos Santos, Quinco Cardoso, que chegou a possuir para mais de três mil cabeças de gado em Brejo Santo, nas últimas décadas do século dezenove, ele, bisneto do citado capitão Bartolomeu Martins de Morais, e pai do primeiro Juiz togado daquele município, Antônio Cardoso dos Santos. 

Capela de Nossa Senhora dos Remédios, no Sítio Nazaré, em Milagres.
Local de sepultamento do Comandante Superior Pedro Martins de Oliveira Rocha,
falecido com 120 anos de idade, segundo a tradição.

    Pedro Martins de Oliveira Rocha foi casado com Francisca Martins Cardoso, filha de Antônio Cardoso dos Santos. São seus filhos:
    MARIA MARTINS CARDOSO -  casada com Pergentino Martins de Morais, filho de Manoel Martins de Morais e Ana Martins Furtado. Tiverem somente um filho, Pedro Martins Cardoso de Morais.
    ANTONIO MARTINS CARDOSO -  casado com Amélia Martins Barreto, de quem são filhos: Luiz Martins Barreto, João Martins Barreto e Maria Martins Cardoso (Dona Sinhá, nascida em 31.07.1900 e falecida em 26.06.1971), esta casada com o major Firmino Inácio de Sousa (nasceu em 16.10.1894 e faleceu em 20.07.1973), filho do major José Inácio do Barro e pais de Antônio Martins de Souza, nascido em 29.11.1919 e falecido em 11.04.2018. Dona Sinhá adquiriu em 1919 o sítio Cachoerinha, às margens do Riacho dos Porcos, sede do atual distrito do Poço, em Brejo Santo.

Firmino Inácio de Sousa (Major Firmino)
e Maria Martins Cardoso (Dona Sinhá Martins).

Major Firmino Inácio (Pai) à esquerda, Antônio Martins (Filho) ao centro
e Dona Sinhá Martins (Mãe) à direita.

Aspecto atual da casa pertencente ao Major Firmino Inácio e Dona Sinhá Martins,
no sítio Cachoeirinha, distrito do Poço, em Brejo Santo - CE.

A antiga vila da Cachoeirinha marca a sede do distrito Poço em Brejo Santo - CE,
localizada às margens do riacho dos Porcos.
A capela de Nossa Senhora de Sant'Ana foi edificada ainda no século 19
por Pedro Inácio dos Santos, um dos irmãos Santos,
família proprietária do Sítio Nascença.
Adquirida por Sinhá Martins em 1919,
neste mesmo ano iniciou-se a ampliação do templo.
A vila da Cachoeirinha foi destruída por uma enchente
do riacho dos Porcos no início dos anos 1970.

Interior da capela, parte ampliada a partir de 1919.

Altar da capela, na parte edificada por Pedro Inácio dos Santos,
na segunda metade do século 19.

Local dos restos mortais do Major Firmino Inácio, Dona Sinhá Martins
e seu filho, Antônio Martins.

Capela Senhora Santana, no sítio Cachoeirinha,
sede do distrito do Poço, em Brejo Santo - CE.

O Riacho dos Porcos, hoje perenizado pelas águas da transposição
do Rio São Francisco, margeia o sítio Cachoeirinha.

Foto aérea do sítio Cachoeirinha.
Observa-se a Barragem dos Porcos ao sul (parte superior da foto).
Esta é uma das cinco barragens instaladas pelo Projeto de Transposição do Rio
São Francisco em Brejo Santo.  Fonte: Google Earth.

    PEDRO MARTINS CARDOSO -  de quem são filhos: Maria Pia Martins Cardoso, Alice Martins Cardoso e José Martins Cardoso.

A rica viúva Maria Pia - A baronesa das Cacimbas.

Maria Pia ao centro, já idosa.

Sobrado do coronel Pedro Martins Cardoso,
 na fazenda Cacimbas, em Brejo Santo - CE.

Aspecto atual da fazenda Cacimbas, em Brejo Santo - CE.

   
 Os capitães José Landim, Manuel Antônio de Jesus e Bartolomeu Martins de Morais, assinaram, respectivamente, as atas das eleições dos Procuradores das Obras da Matriz da Povoação de São José dos Cariris Novos, realizadas, sucessivamente, em dois de maio de 1786 e em primeiro de janeiro de 1792. 
    Aquela povoação que foi o núcleo inicial da atual cidade de Missão Velha e sede da primeira freguesia criada e inaugurada no Cariri, primeiro sob a invocação de Nossa Senhora da Luz, substituída, depois, pela de São José.

FALECIMENTO DO CAPITÃO BARTOLOMEU MARTINS DE MORAIS 


    O citado capitão Bartolomeu Martins de Morais, faleceu em 25 de maio de 1794, com sessenta e cinco anos de idade, e sepultado em 26 de maio de 1794 na Matriz da primeira Freguesia dos Cariris Novos, ao qual, ajudou a erguer.
    Transcrevo o registro do óbito do capitão Bartolomeu Martins de Morais, inserido no Livro de Registro de Óbitos; fl. 36; Paróquia de Missão Velha; 1788-1806, cit. "Aos vinte e cinco de maio de mil setecentos e noventa e quatro faleceu Bartolomeu Martins de Morais, de idade de sessenta e cinco anos, casado que era com Ana Maria Ferreira, sem sacramentos por morrer apressadamente, sepultado envolto em hábito branco nesta Matriz, encomendado pelo Reverendo da Cura André da Silva Brandão, de que mandou fazer esse assento e assinou. 
    André da Silva Brandão, Pároco." 

FALECIMENTO DO TENENTE GONÇALO DE OLIVEIRA ROCHA 


    Por igual, transcrevo o registro do óbito do tenente Gonçalo de Oliveira Rocha, marido, em segundas núpcias, de Joana Martins de Morais, citada, filha do referido capitão Bartolomeu Martins de Morais, inserido no Livro de Registro de Óbitos; fl. 67; Paróquia de Missão Velha; 1788-1806, cit. "Aos vinte dias do mês de agosto de mil setecentos e noventa e nove, faleceu da vida presente, na idade de noventa e seis anos, Gonçalo de Oliveira Rocha, casado que era com Joana Martins, recebeu o sacramento da Penitência, foi amortalhado em hábito branco, encomendado pelo Reverendo Pároco André da Silva Brandão e sepultado das grades para cima nesta Matriz, de que fiz assento, em que assinei. 
    O Cura André da Silva Brandão." 

Alguns aspectos da Serra do Poço

                                  Face leste da Serra do Poço. Registro feito a partir da Serra da Canabravinha.






Alguns aspectos da Serra da Canabravinha






O Brejo é Isso!




Fonte bibliográfica

- ARAÚJO, Padre Antônio Gomes de; Os Arnaud no Cariri; Obras do Padre Antônio Gomes de Araújo vol. 3; Coleção Estudos e Pesquisas; vol. VII; Faculdade de Filosofia do Crato; 1980;
- ARAÚJO, Padre Antônio Gomes de; O magnífico Reitor da Universidade do Ceará; Obras do Padre Antônio Gomes de Araújo vol. 3; Coleção Estudos e Pesquisas; vol. VII; Faculdade de Filosofia do Crato; 1980;
- ARAÚJO, Padre Antônio Gomes de; Nota Genealógica, os Furtado Leite; Revista Itaytera; n° 3; Ano 3; Instituto Cultural do Cariri; 1957;
- FILHO, J. de Figueiredo; História do Cariri; Volume 3; Capítulo 10° ao 14°; Coleção Estudos e Pesquisas; Faculdade de Filosofia do Crato; 1966;
- Jornal Centenário de Brejo Santo; Tribuna do Ceará; 1990;
- LIMA, Francisco Augusto de Araújo; Siará Grande- Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil; volume II página 652. - volume I pagina 313-Volume I, pagina 387 - volume IV pagina 1925-volume IV pagina 2111; Editora Premius; Fortaleza; 2001;
- PINHEIRO, Irineu; Efemérides do Cariri; Imprensa Universitária do Ceará; 1963;
- SILVA, Otacílio Anselmo e, Esboço Histórico do Município de Brejo Santo, em revista Itaytera N° 2, Instituto Cultural do Cariri, Crato - CE, 1956;
- www.geni.com - acesso em 13 de janeiro de 2020.

Um comentário:

  1. são quantas famílias Martins?? no poço porque não conheço nenhum desses citados ai!!!

    ResponderExcluir