A Munganga Promoção Cultural

A MUNGANGA PROMOÇÃO CULTURAL: O Brejo Isso!

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

BREJO SANTO - 130 ANOS - RESGATE ICONOGRÁFICO III

O PASSEIO 

A várzea de verde esmeralda, que canta Lindolfo Ramalho, no poético hino de Brejo Santo espalhava-se especialmente ao lado da estrada e do paredão de pedras que nos guia até a Nascença, uma lagoa perene, de encantadora beleza. Uns dizem que o lugar é misterioso e perigoso ao banhista aventureiro daquelas águas, pois lá vive uma serpente encantada. Outras histórias de trancoso contam de lá… No tempo dessas fotografias envelhecidas, ignorávamos esses medos fantásticos. Verdade é que o caminho da Nascença era permeado de promessas de doçuras. Lá se localizava o velho engenho do Sr. Zé Jacinto. 

De sombrinha em mãos, seguíamos as três. Carmosa e Antonieta eram filhas do dono, por isso gozávamos desse privilégio de nos sentirmos à vontade em qualquer lugar daquele lugar magnífico. 

Era um misto de sensações adentrar o engenho, sentir o vapor perfumado dos tachos ferventes de caldo de cana; degustar alfenins; admirar o maquinário a girar e engolir, como monstro, montes e montes de cana… Homens trabalhavam num ritmo cadenciado, como formigas treinadas. Quando um tacho era retirado do lugar, via-se a caldeira, vermelha de fogo incandescente, como um vulcão – eu me lembrava de alguma coisa que havia lido no Apocalipse, e só pensava que o inferno deveria ser daquele jeito… 


Satisfeitas, íamos nos deitar na relva, observar a lâmina da água, às vezes atiçada por libélulas que, pela sabedoria popular eram chamadas de ‘lava-cus’; ou por marrecas, que às vezes desciam do céu para descansar de uma longa revoada . Para aplacar o calor, nós também molhávamos as pernas, abaixo dos joelhos, para sentir o frescor daquele dia. 



Depois voltávamos para casa, felizes, como quem ganha um presente especial do acaso.


Hérlon Fernandes Gomes

P.S.: Para Carmosa, Antonieta e Isaltina, as moças das fotografias, que me fizeram imergir na construção do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário