A Munganga Promoção Cultural

A MUNGANGA PROMOÇÃO CULTURAL: O Brejo Isso!

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

BREJO SANTO - 130 ANOS - RESGATE ICONOGRÁFICO IV

 

UM DEVANEIO EM 1962


A festa do Sagrado Coração de Jesus tinha a graça de conceber, para a criançada, especialmente, a chegada de um parque de diversões. Era o grande acontecimento. A meninada não sossegava até ver o parque montado. Como um presente muito especial, que chega em caixas separadas, todos assistiam àquela ansiosa montagem. Alguns meninos estavam sempre a agradar aos trabalhadores, trazendo uma garrafa d’água, um agrado que fosse, na promessa de ganhar um ingresso.

Aquele foi ano em que vi a primeira roda-gigante! Foi o êxtase daquela festa. Muitas crianças, moças, rapazes pouco prestavam atenção à homilia e aos ritos da santa missa. A gente não via a hora de o padre ordenar a paz de Cristo e liberar os fiéis. As bilheterias dos brinquedos se enchiam de filas… No sistema de som, tocava Smoke gets in your eyes, oferecimento certo de um namorado apaixonado; o cheiro de algodão-doce misturado com o de pipoca firmavam o perfume da felicidade.

Era gostoso quando a roda-gigante atingia o ponto alto e parava, por alguns segundos, a fim de que, tomados de medo, arriscássemos aquele cheiro no cangote que não se pode dar na vista de todo mundo…

O gosto de aventura, de medo e desejo eram as tintas da alegria que nos invadia.

Hérlon Fernandes Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário