Fotografia de Basílio Neto. Antiga Igreja Matriz. Provavelmente também da década de 30. |
Brejo Santo. Fotografia de Basílio Neto. Década de 30. Paço Municipal. Prefeito José Matias Sampaio e lideranças. |
Revista Vida Doméstica. Agosto de 1939 |
Basílio Gomes da Silva Neto nasceu na Vila de Brejo dos Santos, em 16 de Janeiro de 1897, dado em batismo em homenagem ao avô, o respeitável Coronel Basílio.
O jovem cresceu tomando gosto por diversas habilidades, tornando-se uma espécie de "Professor Pardal" do sertão.
Era um ávido leitor e conhecedor das ciências. Com uma lupa e ferramentas precisas, construía joias de fino acabamento, afamando-se como ourives na região. Suas alianças, cordões e medalhas eram considerados como presentes de grande estima, porque bem acabados e valiosos.
Curioso das áreas médicas, era um excelente parteiro e conhecido por tratar fraturas de ossos, usando canos, tábuas e solas. Estudioso da flora local, destacava-se como homeopata, conhecido por receitar as mais eficazes "meizinhas".
Sua grande paixão era uma máquina fotográfica alemã, a partir da qual registrou paisagens e pessoas, especialmente de Brejo Santo, onde foi o pioneiro fotógrafo.
Faleceu em Missão Velha, em 12 de Janeiro de 1969, aos 72 anos.
A Munganga tem realizado um esforço para resgatar o acervo fotográfico produzido por Basílio Neto. Neste mês do município, apresentaremos algumas fotografias desse precioso tesouro.
Hérlon Fernandes Gomes
Bibliografia:
Memórias de Brejo Santo: Francisco Mirancleide Basílio
Nenhum comentário:
Postar um comentário